S2 Áudio Serviços Eletrônico

Rádios Antigos - Consertos e Restauros!

S2 Áudio Serviços Eletrônico é em princípio, Oficina de Conserto de Rádios Antigos.

Desde 1973 no ramo de Consertos de Rádios, Receivers e Amplificadores Valvulados. Especializado em restaurar a herança de família, o rádio antigo da avó e do avô, o aparelho especial do papai e mamãe e os rádios que você amava / ouvia quando criança.

Responsive image

Historia do Rádio

Inicio do Rádio e seus avanços!

Guglielmo Marconi - cientista - inventor

James Clerck Maxell, Henrich Hertz, Marconi, Lee De Forest, Roberto Landell de Moura e outros nomes que Fizeram História.

AS PRIMEIRAS TRANSMISSÕES DO RÁDIO E SEU PAPEL SIGNIFICATIVO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

• INTRODUÇÃO

Você conhecerá um pouco a história e os principais fatos que marcaram o início de um dos mais importantes veículos de comunicação em massa:

O Rádio.

Segundo a definição da Lei Geral de Telecomunicações do Brasil de 1997, Radiodifusão é o serviço de telecomunicações que permite a transmissão de sons (radiodifusão sonora) ou a transmissão de sons e imagens (televisão), destinado ao recebimento direto e livre pelo público.
E a definição legal de AM - é a modulação em amplitude, chamado também por (Amplitude Modulada - AM).
A outorga para execução dos serviços de Radiodifusão OC, será precedido de um processo licitatório, observadas as disposições legais e regulamentares.
Toda a parte referente à utilização do espectro radioelétrico é administrada pela Agencia Nacional de Telecomunicações - ANATEL conforme definido na Lei Geral de Telecomunicações.

Definição e Características

O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas freqüências.
Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música.
O rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição.

Como todo meio de massa, a comunicação pode ser caracterizada como pública, transitória e rápida.
Ela é pública, porque, na medida em que as mensagens não são endereçadas a ninguém em particular, seu conteúdo esta aberto ao critério público.
Rápida porque as mensagens são endereçadas para atingir grande audiência em tempo relativamente curto, ou mesmo simultaneamente.
Transitória, pois a intenção é de que sejam consumidas imediatamente, não se destinando a registros permanentes, naturalmente há exceções, como filmotecas, gravações etc.

O início

Tudo começou com Michael Faraday, grande sábio inglês que descobriu em 1831 a indução magnética, assim como a grande contribuição dada por James C. Maxwell que descobriu matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas diferente somente em tamanho, das ondas de luz, mas com a mesma velocidade (300.000 Km/s).
Outro personagem que marcou a história das comunicações foi Thomas A. Edison quando em 1880 descobriu que colocando em uma ampulheta de cristal um filamento e uma placa de metal separada entre si e ligando-se o filamento ao negativo de uma bateria e a placa ao positivo, constatava-se a passagem de uma corrente elétrica da placa para o filamento e nunca em sentido contrário.

Grande contribuição também foi dada pelo professor alemão Henrich Rudolph Hertz que comprovou na prática em 1890 a existência das ondas eletromagnéticas, chamadas hoje de “Ondas de Rádio”.
Suas experiências basearam-se na teoria de Maxwell, Hertz descobriu que ao fazer saltar uma chispa em seu aparelho oscilador, saltavam também chispas entre as pontas de um arco de metal colocado a certa distância denominado resonador.
Hertz demonstrou com essa experiência que as ondas eletromagnéticas tem a mesma velocidade que as ondas de luz.
Em sua homenagem, as ondas de rádio passam a ser chamadas de “Ondas Hertzianas”, usando-se também o “Hertz” como unidade de medida de freqüência.

As primeiras transmissões radiofônicas

° Mais tarde em 1893 o cientista e engenheiro Roberto Landell de Moura testa a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas, sem fio.
° Todavia, o primeiro mundo reconhece o cientista Guglielmo Marconi como o “descobridor do rádio”.
Marconi, natural de Bolonha, Itália, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distância de 400 metros e depois pela distância de 2 quilômetros.
Ele também descobriu o princípio do funcionamento da antena.
Em 1896 Marconi adquiriu a patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente no ano de 1900.

° Essa polêmica da invenção do rádio se compara à da invenção do avião, no início do século XX, em que o primeiro mundo credita aos irmãos Wright, dos EUA, a invenção do veículo aéreo, embora tenha sido o mineiro Alberto Santos Dumont seu pioneiro (os Wright não registraram imagens e suas experiências de vôo, enquanto Dumont realizou testes com seu 14-Bis diante de multidões em Paris, França, em 1906).

• Cronograma do rádio no mundo e no Brasil
° Em nosso cronograma você ficará por dentro dos principais acontecimentos que movimentaram a história do rádio no mundo e no Brasil, desde o início, e as novas perspectivas sobre a vinda da tecnologia digital.

• 1844 – Samuel F. B. Morse envia a primeira mensagem à distância através do telégrafo. O primeiro sistema de comunicação de longa distância que o mundo conheceu.
•1850 – O alemão Daniel Ruhmkoff inventa um aparelho capaz de transformar baixa tensão de uma pilha em alta tensão: surge o primeiro emissor de ondas eletromagnéticas.
•1853 – O físico australiano Julius Willheim Gintl prova ser possível enviar várias mensagens simultaneamente por uma única linha telegráfica.
• 1867 – O alemão Siemens cria o dínamo.
•1875 –- Surge o primeiro serviço permanente de notícias por cabo. No mesmo ano, Alexandre Graham Bell inventa o transdutor magnético, ou microfone.
• 1877 – - Emile Bertiner torna o microfone um equipamento personificado e Thomas A. Edison registra som em cilindros.
• 1893 – - O padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão falada, sem fios, por ondas eletromagnéticas. Sua experiência mais importante - praticamente desconhecida do mundo - foi em São Paulo, quando transmitiu por telegrafia sem fio do alto da avenida Paulista para o alto de Sant'Ana. Mais tarde, em 1904, Landell registra a patente do Transmissor de Ondas, do telefone sem fio e do telégrafo sem fio nos EUA.
•1895 – O russo Aleksandr S. Popov inventou uma antena capaz de receber freqüências baixas, na faixa de 30kHz. No mesmo ano, próximo à região da Bolonha, na Itália, Guglielmo Marconi conseguiu realizar o que ficou conhecido como a primeira transmissão de sinais sem fio por uma distância de primeiro 400 e em seguida 2 mil metros.
• 1896 – Em 2 de junho de 1896 O italiano Marconi registra, na Inglaterra, uma patente para um sistema de comunicações sem fio, que mais tarde usa para receber e transmitir sinais em código Morse em um raio de até 3km de distância.
• 1899 – Realizada uma transmissão de 42km entre dois cruzadores franceses equipados com o dispositivo Ducretet/Popov. Mais tarde, em 28 de março do mesmo ano, Marconi vai mais longe e faz uma transmissão através do Canal da Mancha enviando sinais de Dover para Wimereux.
• 1900 – Marconi consegue a patente por um processo que permite ao operador do equipamento selecionar um comprimento específico de onda. Em fevereiro deste ano surge a primeira estação comercial, localizada na ilha alemã de Borkum.
• 1901 – Marconi realiza a primeira transmissão transatlântica. Usando o código Morse, o cientista consegue transmitir entre Poldhu na Comualha britânica e St. John, Newfoundland.
• 1903 – Criada a Telefunken, com a união da Siemens e da Allgemeine Elektizitats Gesellschaft. Também neste ano, Gustave Ferrie instala uma estação de telégrafo de longa distância na Torre Eiffel, o que permite que o London Times e o New York Times recebam informações sobre o andamento da guerra entre a Rússia e o Japão. Ainda Não era possível transmitir sons, apenas sinais.
•1904 – O inglês John Fleming inventa o diodo, uma válvula iônica de dois eletrodos que possibilita finalmente a transmissão do som. Imediatamente, uma estação de radiotelégrafo é construída na costa Adriática, no principado de Montenegro.
•1905 – Criado o Ato do Telégrafo Sem fio (Wireless Telegraph Act), no Canadá, que estabelece regras para a obtenção de licença para a telegrafia.
No mesmo ano, ocorre a primeira comunicação sem fio da Espanha, realizada entre El Ferol del Caudillo e La Coruña.
Neste ano, são descobertas as propriedades da galena (lead sulphide) como detector de sinais radioelétricos. Neste mesmo ano, a Marinha de Guerra do Brasil realizou várias experiências com a telegrafia por centelhamento no encouraçado Aquidabã.
• 1906 – O norte-americano Reginald Fessenden constrói o primeiro alternador de alta freqüência e realiza a transmissão da voz humana pelo rádio.
Em 25 de outubro, Lee de Forest patenteia, nos Estados Unidos, o triodo - uma válvula de três eletrodos que permite a detecção, transmissão e amplificação dos sinais de rádio.
• 1908 - O rádio descobre sua vocação de prestação de serviços, com a adoção do sinal de socorro "SOS", conhecida internacionalmente.
• 1910 – 13 de janeiro de 1910 - A tripulação de um navio em alto mar - a 20km da terra firme - consegue ouvir a voz famosa do tenor italiano Enrico Caruso graça a uma transmissão do Metropolitan Opera House, em Nova Iorque.
• 1913 – Surge a Wireless Society de Londres, na Inglaterra, que se tornaria mas tarde a Radio Society da Grã-Bretanha.
•1915 – Surgem na Alemanha as primeiras transmissões internacionais de programas diários de notícias.
• 1920 – Surgem, na França, os primeiros rádios a pilha, vendidos com outra inovação: fones de ouvido.
Neste período, o jornalismo ocupa parte importante da programação, ganhando um caráter de seriedade econômica depois que a Holanda lança moda ao começar a transmitir o movimento da bolsa de Amsterdam mesclado com noticiário econômico.
• 1922 – Já existem estações de rádio com programações regulares em quase todo o mundo, incluindo a Argentina, Canadá, União Soviética, Espanha e Dinamarca.
Em 7 de setembro do mesmo ano, o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da independência do Brasil é transmitido via rádio, trata-se da primeira transmissão oficial pelo novo veículo de comunicação. Foram importados 80 receptores de rádio especialmente para o evento.
Em outubro, nasce a britânica BBC (Britsh Broadcasting Company), em paralelo com as primeiras estações de rádio em Shangai, na China, e em Cuba.
• 1923 - A Itália nacionaliza o rádio por decreto real.
Ainda em 1923 a França segue o exemplo e transforma o rádio em monopólio estatal.
Edgard Roquete Pinto - considerado o pai do rádio brasileiro - e Henry Morize fundam em 20 de abril, a primeira rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, criada para atuar sem fins comerciais.
Enquanto o Japão termina de regulamentar as leis de funcionamento do rádio optando por banir a publicidade neste meio de comunicação.
•1924 – A Suécia cria o modelo de estação de rádio sem anúncios e com um propósito claramente educativo. Neste mesmo ano, é regulamentada a atual faixa de Ondas Médias, compreendidas entre 550 à 1590 KHz.
• 1926 – No Japão, a criação da NHK (Nippon Hoso Kyokai) institui o monopólio no país - a companhia acaba incorporando as rádios privadas existentes.
Nesta mesma época, no Brasil começa a operar a Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro.
• 1929 – O Vaticano cria sua primeira rádio, que foi oficialmente inaugurada em 1931. A Rádio Vaticano.
• 1931 – São vendidos os primeiros receptores com o nome das estações no dial.
No mesmo ano foi inaugurada as rádios: Record e América de São Paulo.
• 1932 - O Decreto nº 21.111, de 1º de março, que regulamentou o Decreto nº 20.047, de maio de 1931, primeiro diploma legal sobre a radiodifusão define o rádio como "serviço de interesse nacional e de finalidade educativa".
No mesmo ano, o Decreto nº 21.111, autoriza a veiculação de propaganda pelo rádio, tendo limitado sua manifestação, inicialmente, a 10% da programação.
• 1933 – Nasce a Sociedade Rádio Educadora de Campinas, que em 2002 passou-se a denominar Rádio Bandeirantes AM, com isso a programação abre espaço para o jornalismo.
• 1935 – A Rádio Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, cria vários programas de notícias.
• 1936 – É fundada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Ela se tornaria um marco na história do rádio com seus programas de auditório, suas comédias e rádio novelas.
Entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50 a rádio Nacional seria uma das líderes de audiência do rádio brasileiro, exportando sua programação gravada e dias depois transmitidas em outras cidades brasileiras.
• 1937 – Em 6 de maio é inaugurada em São Paulo a Rádio Bandeirantes, a primeira emissora a divulgar notícias durante toda a programação.
• 1938 –Surge a Rádio Globo do Rio de Janeiro, que mais tarde passa a ser a rádio AM mais popular do país.
• 1939 – Na segunda guerra mundial, a Alemanha de Hitler proíbe a audiência de rádios estrangeiras.
O segundo passo ocorre em 1940, quando as rádios alemãs passam a transmitir a mesma programação de caráter ultra-nacionalista, já totalmente sob o domínio nazista.
O presidente francês General Charles de Gaulle também usa o rádio como instrumento de mobilização ao apelar para que os franceses resistam aos ataques alemães pela BBC em Londres.
• 1940 - O Decreto-Lei no. 2.073, do presidente da República Getúlio Vargas, criou as Empresas Incorporadas ao Patrimônio da União, que entre outras encampou a Rádio Nacional, de propriedade do grupo A Noite.
Em 1938, inaugurou-se o programa "A Hora do Brasil".
• 1941 –Surge o Repórter Esso, criado pela Rádio Nacional, durante a II Guerra Mundial.
O programa ficou no ar até 1968.
• 1942 – Criado o Grande Jornal Falado Tupi, da Rádio Tupi, de São Paulo.
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro leva o ar a primeira radio novela: "Em busca da felicidade".
• 1944 – A resistência é avisada, por intermédio da mensagens codificadas, de um iminente desembarque dos aliados na Normandia, no famoso Dia D.
• 1945 – 15 de agosto de 1945 - O imperador do Japão anuncia a rendição do país, por rádio, depois das bombas nucleares de Nagasaki e Hiroshima.
No mesmo ano, o controle governamental sobre o rádio no Japão é abolido.
• 1946 – O rádio ganha maior agilidade com o surgimento dos gravadores de fita magnética.
Também nesta época as válvulas retificadoras começaram a ser substituidos pelos retificadores de selênio.
• 1954 - Chega o Regency TR1, primeiro rádio transistorizado do mundo, lançado nos EUA.
• 1955 – Primeira transmissão experimental de rádio FM, pela Rádio Imprensa do Rio de Janeiro, extinta no final de dezembro/2000.
• 1967 – É criado o Ministério das Comunicações no dia 25 de fevereiro.
• 1990 – A rede Bandeirantes de rádio se torna a primeira emissora no Brasil a transmitir via satélite com 70 emissoras FM e 60 em AM, em mais de 80 regiões do país.
• 1991 –O sistema Globo de rádio inaugura a CBN (Central Brasileira de Notícias), emissora especializada em jornalismo, que a partir de 1996 inicia suas transmissões simultâneas em FM.
• 1995 – Início da campanha pelo fim da obrigatoriedade da transmissão do programa oficial “A voz do Brasil”.
• 1995 – Aprovada emenda constitucional que permite que empresas de comunicação sejam de propriedade pessoas jurídicas e permite a entrada de capital estrangeiro no setor.
• 2005 –Comemorando os 84 anos do rádio no Brasil, inicia-se no país em 26 de setembro as primeiras transmissões de rádio no sistema digital, tecnologia que está apenas “aterrissando” no Brasil
° O Rádio dos anos 50, 60 e 70
Logo abaixo você encontra um link onde poderá relembrar um pouquinho daquilo que nós, os Adolescentes dos Anos 50, 60 e 70, ouvíamos nas emissoras de Rádio AM, afinal, no inicio dos Anos 70 as emissoras de FM só eram ouvidas em sala de espera de consultório de dentistas.
Os mais jovens vão entender os processos de mudanças ocorridos nas emissoras de Rádio comparando-o com as programações atuais de hoje incluíndo as músicas das décadas passadas.
Vamos relembrar um pouco e matar a saudade.
Baixe o arquivo do Power Point elaborado por Luiz Uchida com vários trechos de PROGRAMAS DE RÁDIO AM NO PASSADO. (Arquivo Rar - 6Mb)

° Fontes: Essa página "História do Rádio" foi redigida mediante várias consultas em sites da internet que abordam este assunto, incluíndo o Wikipédia.


Rádio Philips ano 1950

Rádio Philips. Ano de Fabricação. 1950 - Original.


System Pionner

Equipamento Pionner Reparado.


Rádio Pilot

Rádio Pilot Restaurado.