S2 -AUDIO RÁDIOS ANTIGOS

RÁDIO AM

S2 ÁUDIO SERVIÇOS ELETRÔNICO

O RÁDIO AM - COMO FUNCIONA!

.Rádio retransmissão

Raret - Rádio Retransmissão

• FUNCIONAMENTO

Os sinais de RF estão presentes na antena de um rádio receptor, o amplificador de RF separará o sinal desejado, no nosso exemplo 1000Khz (1Mhz), e o amplifica. O quanto este sinal será amplificado dependerá da ação do CAG.

No misturador este sinal será misturado com o sinal proveniente do oscilador local. O sinal do oscilador local terá uma freqüência sempre 455 kHz maior no caso de operar em frequências baixas, Ondas médias por exemplo, ou 455 Khz menor em casos do aparelho estar operando em alta ou muito alta requência.

Veja o diagrama em blocos de um receptor de rádio normal AM.

.DIAGRAMA EM BLOCOS DE UM RECEPTOR DE RÁDIO

Um Exemplo:

Vamos supor o receptor recebendo o sinal de uma emissora que opera na frequência de 1000 Khz, neste caso o oscilador local deverá estar oscilando em 1000 + 455 = 1455 Khz

Ao sintonizar outra emissora acima ou abaixo, o oscilador local tambem acompanha, isso acontece porque o capacitor variavel de sintonia de antena (RF) e oscilador é conjugado mecanicamente em um mesmo eixo.

Alguns modelos de rádios sofisticados usam capacitores variaveis de 1, 2, 3, 4 ou mais seções Com os dois sinais na valvula misturadora (mixer), teremos na saída quatro sinais.

° freqüência do Oscilador Local (OL) ° freqüência sintonizada ° freqüência sintonizada + a freqüência do oscilador local (OL) ° freqüência sintonizada - a freqüência do oscilador local que é a FI (455Khz)

Amplificador de FI

O amplificador de FI irá filtrar estes sinais só deixando passar a FI, ao mesmo tempo aumentará ou redurirá o ganho de sinal nas etapas amplificadora de acordo com o controle automatico de ganho (CAG).

CAG - CAV - (Controle Automático de Ganho - Controle automatico de volume)

O CAG retira uma amostra do sinal detectado, através de um filtro formado por uma constante RC e comanda o ganho dos estágios de FI e amplificador de RF.

Este circuito é necessário para que possamos receber qualquer estação, tenha ela um sinal forte ou fraco, com a mesma intensidade de volume (dentro de certos limites é lógico).

A partir do sinal de recepção cria uma tensão que irá aumentar ou diminuir o ganho do rádio. Normalmente a entrada deste circuito está ligado com o detetor ou entre o detetor e o pré-amplificador de áudio. ë formado por capacitores eletrolíticos e resistores formando um filtro RC e comandam o ganho do amplificador de RF e, normalmente, do primeiro estágio amplificador de FI.

Amplificador de RF

O amplificador de RF amplifica o sinal suficientemente e segue para outros estágios do rádio. Componentes comuns neste estágio: capacitor variável, bobina de antena em núcleo de ferrite, Valvulas ou Transistor amplificador e chave de onda.

O Misturador

O misturador, (Mixer), faz o batimento (mistura) da freqüência selecionada pelo amplificador de RF, com a freqüência do oscilador local, criando assim a FI, que tem o valor de 455Khz

Alguns aparelhos de rádio usam frequêcias de FIs de valores diferente. FM por exemplo, usa bobinas de FI sintonizada em 10,7 Mhz.

Na saída deste estágio teremos quatro sinais:

Abaixo pode ver esquema elétrico de um receptor de rádio a válvula.

.RECEPTOR DE RÁDIO VALVULA

° freqüência de FI (455Khz) ° freqüência do oscilador local (freqüência da estação sintonizada mais a FI) ° freqüência da estação sintonizada ° freqüência da estação desejada mais a freqüência do oscilador local

Estes sinais serão filtrados no amplificador de FI. As FIs são bobinas sintonizadas em 455Khz, isto é, filtra todas as frequências indesejaveis, permitindo a passagem somente da frêquencia que interessa, ou seja, (455 Khz). Há tambem os chamados filtros cerâmicos que podem ser utilizados no lugar das bobinas.

Oscilador local O oscilador gera uma freqüência com um valor 455Khz maior ou menor que a freqüência que se deseja sintonizar, para que as duas entrem em batimento no misturador e seja possível gerar a FI. Esta mecanicamente ligado ao amplificador de RF através do eixo do capacitor variável. (Variavel de 02 seção em um único eixo)

Amplificador de FI

O amplificor de FI (455Khz) elimina as outras freqüências presentes na saída do misturador e as amplifica em 2 ou 3 estágios, de forma a termos uma qualidade de áudio boa e semelhante para todas as estações sintonizadas.

Detetor de envoltória

No último estágio de FI existe dois tipos de sinal. A portadora de rádio-Frequência de 455Khz e o áudio. O circuito detector isola estes sinais retirando do estágio de fi somente o sinal de aúdio para posterior amplificação e reprodução no alto-falante do aparelho.

Pré-amplificador

A função do pré-amplificador é elevar o sinal de áudio proveniente do detetor.

Amplificador de áudio

Este amplifica o sinal de áudio, de forma que este excite corretamente o alto falante e reproduza o som no aparelho de rádio.